15 de março de 2012

Mais de 250 mulheres fazem coleta de papanicolau

Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino obteve em Oriente ampla participação. Mais de 250 mulheres, durante a Semana Nacional da Mulher, procuraram as unidades de saúde do município para realizar a coleta do exame de papanicolau. A iniciativa foi organizada pela enfermeira Adriana Fernandes, coordenadora de enfermagem do município. De 5 até 12 de março as unidades receberam várias gerações de mulheres: avós, mães e filhas, todas reunidas para prevenir os dois principais tipos de câncer que afligem as mulheres, de mama e colo do útero (28% e 11% segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer em 2006). Superando as expectativas, mais de 250 mulheres realizaram a coleta de papanicolau , resultado do trabalho e empenho dos profissionais que compõe as duas equipes do Programa Saúde da Família.

O empenho foi comum a todos, desde agentes comunitárias, recepção, farmácia, limpeza, técnicos de enfermagem, enfermeiras, psicóloga, fisioterapeutas, nutricionista, auxiliares de dentistas, dentistas, médicos e até mesmo a equipe do Projeto Dia-Dia Saudável, que cedeu espaço para um dia diferente. Todos focaram em esclarecer a população da importância do câncer de colo de útero, que pode ser interrompido a partir de um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

O tratamento é feito através da simples prevenção anual, devendo ser feito por toda mulher a partir dos 25 anos de idade ou se já iniciou sua vida sexual. Para todas as mulheres acima de 40 anos foi solicitado também o exame de mamografia, capaz de detectar um câncer de mama em estágio inicial, sendo que se for diagnosticado neste momento tem 95% chances de cura.










A técnica de enfermagem Cristina, Tereza Simionatto, enfermeira Renata Viviane e a técnica Ana Paula integram a equipe da Unidade Saúde da Família I.









Fisioterapeutas Karina, ACS Márcia, Enfermeira Cilene, ACS Renata Kelly, ACS Micheli, Enfermeira Meire, Aux Dentista Anita, Técnica de enfermagem Veridiana
chefe Farmacia Paulo, técnica enfermagem Joana, ACS Renata, Técnica enfermagem Fernanda, ACS Keké, Dra Cristina





www.orientesp.com.br
"Aqui você se Orienta"

Por: Jornal Tribuna Regional



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário AQUI