1 de junho de 2012

Cerimônia entrega certificados para 57 reservistas de Oriente

Realizada em frente ao Paço Municipal, cerimônia conduzida pelo tenente Ernesto José Menzinger Filho, delegado da 10ª Delegacia do Serviço Militar de Marília, responsável pelo município de Oriente, entregou a carteira de reservistas para 57 jovens do municípios. Solenidade contou com as presenças de autoridades do município como o prefeito Toninho Moris,  vereadores, como Dado Moris que  discursou em nome do Poder Legislativo, educadores, como o professor Humberto, e secretários municipais.


“O Exército Brasileiro não tem como acomodar todos os jovens que se alistam. Apenas 5% dos alistados são inseridos no serviço militar. O restante e, principalmente os jovens de municípios não tributários, como é Oriente que não possui quartel do Exército, acaba incluído no excesso de contingente. Estes jovens dispensados da obrigatoriedade do serviço militar só poderão ser convocados numa situação de emergência, mas o certificado de reservista é um dos documentos prioritários do brasileiro de sexo masculino. Sem ele, o jovem fica impedido, por exemplo, de prestar um concurso”, detalhou o tenente Menzinger Filho. Segundo ele, caso um dos 57 reservistas de Oriente desejar ingressar em qualquer uma das Forças Armadas (além do Exército, o serviço obrigatório militar pode ser prestado na Aeronáutica ou na Marinha), existe a opção de seguir carreira através de concursos. São processos seletivos tanto para sargento, quanto para oficiais. Até os 36 anos é possível ingressar numa das Forças Armadas, basta conferir os editais. “Mesmo após a formação em universidade, como nos cursos de Direito, áreas da Saúde, Comunicação Social ou Engenharia, o jovem pode prestar o concurso”, orientou o delegado responsável pela 10ª Delegacia do Serviço Militar.

Os concursos para oficiais podem ser prestados por brasileiros com idade entre 16 e 22 anos, sendo o requisito mínimo estar cursando o 2º ano do Ensino Médio. Para a carreira de sargento, a faixa etária é dos 18 aos 24 anos. Para as carreiras técnicas, após a formação em curso superior, a idade limite é os 36 anos. Durante a solenidade, o tenente ressaltou que mesmo dispensados do serviço militar, os 57 jovens de Oriente devem seguir servindo à Pátria através do estudo, do respeito aos pais e, acima de tudo, se mantendo livre e longe das drogas. “A droga não acaba só com aquele que a usa, mas com toda a família e representa um custo social enorme para os cofres públicos”, disse.


www.orientesp.com.br
"Aqui você se Orienta"

Por: Jornal Tribuna Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário AQUI