15 de abril de 2013

Praça da Matriz tem iluminação renovada


Com postes mais baixos e luzes mais claras, a principal Praça de Oriente teve seu visual renovado.


No Brasil, um país hegemonicamente cristão, é comum que as “Praças da Igreja Matriz” sejam e representem o centro da cidade. Nos tempos de colonização bem como nos anos que se passaram era comum se doar um espaço consideravelmente grande em um lugar estratégico para se construir (através de doações) uma igreja matriz, este modelo se deu inclusive com a capital São Paulo que tem a Catedral da Sé como o “marco zero” da cidade, Oriente não é uma exceção.

Décadas atrás, um concurso que elegera os lugares mais bonitos da região colocou Oriente em destaque em um calendário que circulou grande parte do estado de São Paulo porém este status não perdurou por muito tempo, moradores vinham reclamando de da “escuridão da praça” que dia após dia vinha sendo cada vez menos frequentada pelos casais enamorados da época. Muitas são as histórias dos casais que se conheceram ali, se encontravam ali e [alguns] até hoje são casados.

Dias atrás me deparei com algo diferente, alguma coisa tinha mudado na praça; logo eu que passava por ali ao menos que semanalmente há mais de 20 anos, então, eram as luzes. De repente vi algo que há tempos não via, a praça. Era como que se eu passasse despercebido à grama bem aparada e às arvores podadas e de repente a praça estava ali a minha volta de novo e bonita, muito bonita. No meu facebook tenho algumas fotos de paisagens de Oriente, uma das mais comentadas é justamente a da praça da matriz, é muita gente dizendo que brincava ali e que aquele lugar relembrava sua infância, outros dizendo das lembranças que tinham, outros até compartilham a foto e etc. O sentimento que tenho é que recebemos a praça de volta, outros podem dizer que são apenas lâmpadas, pois eu digo que “não são apenas lâmpadas” mas sim luz, sim, recebemos luz em nossa praça, luz em nossas vidas.

Minha esperança é que estas luzes novas e brilhantes reflitam esta nova gestão (já que as lâmpadas foram trocadas pela prefeitura), uma esperança numa gestão clara, limpa e brilhante (como deve ser).

por: Sérgio Caetano da Silva Junior

www.orientesp.com.br
"Aqui você se Orienta"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário AQUI