
Creche comunitária de Oriente será incluída no programa Horta Educativa, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo lançada no começo do mês em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Projeto prevê cultivo de hortas nas escolas municipais e estaduais, focando, além do contato dos alunos com o meio ambiente e a natureza, instituir hábitos alimentares mais saudáveis.
Oriente integra o primeiro grupo de 100 municípios paulistas a receberem o programa.
“Testamos o projeto com educadores e alunos em uma horta implantada ao lado da creche do Palácio dos Bandeirantes e outra na Casa da Solidariedade II. As crianças tiveram aulas teóricas e práticas. Plantaram, cultivaram e passaram a comer as hortaliças, inclusive em suas casas. Por isso, resolvemos expandir o projeto, inicialmente para 100 cidades do Estado”, observou a primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin.
O objetivo do programa é estimular a educação ambiental, nutricional e a valorização do meio rural via horticultura, abrangendo crianças de 4 a 8 anos (idade em que estão formando o paladar). O Fundo Social vai fornecer a cada escola participante um kit com ferramentas, sementes, carrinhos e materiais didáticos desenvolvidos tanto para aluno, como para educador e, também, para família. “Queremos que as crianças possam semear, ver crescer, colher, compartilhar e aprender a comer”, ressaltou a secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, parceira do projeto.
Conforme informou o prefeito Toninho Moris, para viabilizar o projeto em Oriente, inicialmente na creche comunitária, prefeitura irá estruturar uma área de 100 metros quadrados. “Um zelador irá receber todas as instruções e ficará responsável tanto para tomar conta dos canteiros, quando para auxiliar os alunos nos cultivos de hortaliças, beterraba e demais verduras e legumes que serão voltados para a alimentação saudável”.
www.orientesp.com.br
"Aqui você se Orienta"
Por: Jornal Tribuna Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário AQUI