1 de abril de 2012

Creche comunitária de Oriente vai ganhar Horta Educativa

Lançado em São Paulo pela Lú Alckmin, programa visa combater obesidade infantil

Creche comunitária de Oriente será incluída no programa Horta Educativa, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo lançada no começo do mês em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Projeto prevê cultivo de hortas nas escolas municipais e estaduais, focando, além do contato dos alunos com o meio ambiente e a natureza, instituir hábitos alimentares mais saudáveis.

Oriente integra o primeiro grupo de 100 municípios paulistas a receberem o programa.
“Testamos o projeto com educadores e alunos em uma horta implantada ao lado da creche do Palácio dos Bandeirantes e outra na Casa da Solidariedade II. As crianças tiveram aulas teóricas e práticas. Plantaram, cultivaram e passaram a comer as hortaliças, inclusive em suas casas. Por isso, resolvemos expandir o projeto, inicialmente para 100 cidades do Estado”, observou a primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin.

O objetivo do programa é estimular a educação ambiental, nutricional e a valorização do meio rural via horticultura, abrangendo crianças de 4 a 8 anos (idade em que estão formando o paladar). O Fundo Social vai fornecer a cada escola participante um kit com ferramentas, sementes, carrinhos e materiais didáticos desenvolvidos tanto para aluno, como para educador e, também, para família. “Queremos que as crianças possam semear, ver crescer, colher, compartilhar e aprender a comer”, ressaltou a secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, parceira do projeto.

Conforme informou o prefeito Toninho Moris, para viabilizar o projeto em Oriente, inicialmente na creche comunitária, prefeitura irá estruturar uma área de 100 metros quadrados. “Um zelador irá receber todas as instruções e ficará responsável tanto para tomar conta dos canteiros, quando para auxiliar os alunos nos cultivos de hortaliças, beterraba e demais verduras e legumes que serão voltados para a alimentação saudável”.

www.orientesp.com.br
"Aqui você se Orienta"

Por: Jornal Tribuna Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário AQUI