15 de novembro de 2013

Jornal Tribuna Regional Ed. 85

Se você não mora em Oriente e/ou não recebeu o Jornal Tribuna na sua casa, confira a versão on line na íntegra


14 de novembro de 2013

Prefeitura de Oriente reformula os Redutores de Velocidade


À pedidos da população, os redutores de velocidade estão sendo reformulados
Visando a segurança dos pedestres e dos condutores, os redutores de velocidade são implantados nas principais vias da cidade onde há maior circulação de ambos. A medida fora implantada na administração anterior à pedidos do então vereador Dado Moris, porém a escolha do modelo de redutores escolhido não foi de acordo com o pedido. Segundo alguns condutores os “olhos de gato” prejudicam as suspensões do veículo muito embora não haja nenhum registro de quebra de veículo proveniente deste tipo de redutor de velocidade.

Os redutores do tipo “tartarugas” como é chamado pela população seria a melhor alternativa, por isso a Prefeitura Municipal está refazendo os redutores, as mudanças iniciaram na Rua Rodolfo Miranda e pretendem alcançar todo o município. A alteração foi logo percebida pelos condutores “agora eu posso passar no quebra-molas sem quebrar as molas do meu carro” – brinca um dos condutores. Para o vice-prefeito Dinho, esta é uma medida que foi tomada em conjunto com toda a população “as pessoas vinham me procurar e procuraram também o prefeito incomodadas com a situação, vimos que era algo bom a ser feito e fizemos. Todas as atividades da prefeitura visam beneficiar a população como um todo e esta foi uma medida relativamente simples que conseguimos fazer para beneficiar a todos” – disse.

Unidade Móvel de Nutrição em Oriente

Parceria entre o SESI-SP e município trará cursos gratuitos de culinária

Cinco cursos de culinária serão ministrados na Unidade Móvel de Nutrição em parceria com o Serviço Social da Industria de São Paulo (SESI-SP), são cursos voltados à práticas de culinária saudável que podem ser aplicadas no dia a dia. Novidade para este ano são cursos direcionados à adaptações culinárias de acordo com as doenças que mais atingem os brasileiros e que podem ser prevenidas e tratadas com uma alimentação balanceada, são os cursos do “Medida Certa” que traz noções básicas de culinária direcionadas à prevenção e manutenção de Diabetes, Hipertensão, Obesidade e alimentação direcionada à terceira idade.
Para a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tati Pilon, esta é uma oportunidade de aprender com profissionais especializados medidas práticas que podem ser feitas em casa “não se tratam de cursos teóricos, o interessantes é que os cursos visam a mudança do dia a dia de nossa alimentação, são conhecimentos que podem ser aplicados por qualquer pessoa que cozinhe, principalmente em casa” – disse.

Os cursos já estão sendo ministrados e as inscrições são limitadas e podem ser feitas na Secretaria de Promoção Social, a Unidade Móvel ficará em Oriente até o dia 25.

Transformação: EMIF “Elza Cavadas Reis” volta a funcionar depois de completa reforma e ampliação

As crianças da Rede Municipal de Ensino que voltaram às aulas nesta sexta-feira (08/11) nas dependências da EMEIF se depararam com uma nova realidade de escola: Além das salas completamente limpas e pintadas, todo o piso foi substituído por piso frio antiderrapante, o antigo forro de madeira deu espaço para o novo forro PVC antichamas, novas dependências foram criadas num remodelamento arquitetônico onde agora a escola conta com sala de arquivo físico, coordenação, direção, sala de professores e secretaria (todas com ar condicionado), as salas de aula agora contam com uma televisão LCD cada uma (implementadas com blue-ray players), as antigas janelas foram trocadas e agora a escola [toda] conta com janelas de vidro que permitem maior iluminação e ventilação para os ambientes, tudo isso com uma nova fachada que propiciou uma área coberta para os intervalos dos alunos além da troca dos brinquedos do playground e esterilização da areia do mesmo para proporcionar mais segurança e saúde para as crianças.

Todas estas melhorias fazem parte do plano da atual administração de revitalização urbana e melhoria da infraestrutura dos serviços públicos oferecidos em Oriente, para o prefeito Dado oferecer melhores condições para o desenvolvimento do trabalho é primordial “nossa escola conta com professores de qualidade, confio no trabalho da equipe da educação e propiciar melhorias na infraestrutura de ensino é propiciar melhores condições de trabalho para que possam desenvolver todo seu potencial como profissionais da educação” – disse o prefeito Dado. Para a secretária municipal da educação Ana Beatriz Teixeira este é um momento histórico para o município “nunca nossa escola tinha passado por uma reforma e ampliação desta magnitude, todo este investimento reflete o quanto o executivo está preocupado em oferecer uma educação de qualidade para a nossa cidade, muitas entre nós brincamos chegando a dizer que esta é nossa nova escola, foram tantas mudanças que até parece outro prédio” – disse.

Atualmente mais de trezentos e vinte crianças estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino.